sábado, 13 de junho de 2009

Odin Teatret Festival



Dirigido por Eugênio Barba, um dos maiores pesquisadores e diretores de teatro em atividade no mundo, o Odin Teatret ocupa um lugar de relevância não só pela sua produção teatral, mas também pelos métodos de trabalho, fundamentos da ISTA (International School of Theatre Anthopology).

Duas conferências do próprio Eugênio Barba foi o ponto de partida do Festival Odin Teatret, que também apresentou cinco espetáculos de teatro, sete demonstrações de trabalho e quatro workshops. Uma oportunidade para o público brasileiro conhecer os últimos trabalhos e uma filosofia única de trabalho em artes cênicas. “O Sonho de Andersen”, mais recente montagem teatral do Odin, foi apresentada pela primeira vez nas Américas. A peça traz os catorze atores do grupo em cena.

O grupo Odin Teatret realiza um estudo sobre os princípios transculturais na arte cênica, em que se baseiam a arte do ator e do bailarino, tendo o valor do teatro como disciplina. A Antropologia Teatral, idealizada por Barba é a ciência do “corpo dilatado”. Ela estuda o comportamento do ser humano em uma situação de representação organizada. Não se ocupa da expressão artística, mas do que a precede e a torna possível e ainda do nível pré-expressivo que é o fundamento da expressão. A Antropologia Teatral concentra-se nos elementos que dão eficácia e “presença” do ator e do bailarino e lhes permitem prender e guiar a atenção dos espectadores. Teatro e dança, desse ponto de vista, não são regiões separáveis, como não o têm sido, mas sim “técnicas” da qual o ator contemporâneo tem que dominar. Ele é foco com suas experiências e vivências.Conferência com Eugênio Barba, cinco espetáculos de teatro, sete demonstrações de trabalho e quatro workshops

Nenhum comentário:

Postar um comentário